Cabernet Sauvignon, a Mais Nobre das Uvas Tintas

A Cabernet Sauvignon é cepa tinta mais difundida no mundo e certamente a mais importante no cenário vinícola atual. Os vinhos produzidos com esta uvas estão entre os mais caros e dentre eles estão os Bordeaux mais famosos, como o Château Mouton-Rotschild e o Château Lafite-Rotschild. É a uva principal na combinação com a Merlot e a Cabernet Franc, o famoso corte bordalês.

Ela nasceu de um cruzamento entre as cepas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc. As uvas desta cepa tem como características serem pequenas e com cascas grossas, resultando em grande proporção de casca em relação ao suco, o que por sua vez leva a vinhos com cor bastante escura e com muito taninos. O fato de possuir cascas grossas torna esta uva resistente ao sol, aos orvalhos e aos fungos, tornando-se também uma cepa bastante resistente a pragas e a podridão.

Cabernet Sauvignon

Vinhedo com plantação da cepa Cabernet Sauvignon

A presença forte de taninos fazem com que os vinhos feitos desta cepa tenha como característica necessitar de bastante tempo para desenvolver seu bouquet bastante complexo, que com tempo passa a mostrar a presença de cassis, amoras pretas e jasmin, entre outros.

A passagem por barris de carvalho adiciona o sabor frutado,com a presença de baunilha, cravo da índia e alcaçuz.

A combinação de taninos abundantes e sabor frutado, em cortes bem feitos, produzem vinho que podem durar de dez a vinte nos na garrafa ou até mais do que isso, como é o caso dos grandes vinhos de bordeaux.

O envelhecimento na garrafa pode mostrar maior complexidade do vinho, podendo ser notada a presença de tabaco, madeira e trufas, entre outros sabores.

Os bons vinhos produzido com Cabernet Sauvignon são normalmente possantes, bem estruturados, bastantes sérios e um pouco exuberantes. Quando jovem, podem parecer austeros e um pouco duros.

Esta uva é também uma das mais utilizadas para a produção de vinhos varietais, de todos as faixas de preços, principalmente no Novo Mundo, como são chamados os países que produzem vinhos fora da Europa.

A Cabernet Sauvignon e plantada atualmente em todo o mundo, da França à China, principalmente em Bordeux e no sul da França. Ela se dá bem em climas quentes e necessita de muito sol.

É uma das uvas que mais se adaptou ao clima dos novo mundo, com excelentes resultados nos Estados Unidos, Chile, Nova Zelândia, Africa do Sul e Austrália. A Cabernet Sauvignon tem produzido bons resultados no Brasil também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>