Malbec: A Expressão do Terroir Argentino

A Malbec é uma das cinco variedades clássicas de Bordeaux, ao lado da Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot. Nesta região, ela tem sido usada com freqüência junto com a Cabernet Sauvignon para dar complexidade e cor ao vinhos.

A Malbec é originária de Cahors, no sudeste da França, onde tradicionalmente produz um vinho encorpado, escuro, chamado na França de vin noir ou vinho negro.

Vinhedo de Catena

Vinhedo na vinícola Catena Zapata, Argentina
Fonte: www.catenawines.com

Nas últimas décadas, tem diminuída sua produção em Bordeaux, mas tem crescido muito sua produção na California e na América do Sul.

Mas é na Argentina onde ela foi plantada com mais sucesso e se transformou na uva mais importante desse país, produzindo vinhos prestigiados no mundo inteiro. Ela foi levada para a Argentina no final do século XIX, mas até os anos 80 do século passado produzia um vinho bastante adstringente.

Deve-se ao pionerismo de Nicolas Catena a ascensão da Malbec no mercado internacional, pois este produtor revolucionou a vitivinicultura do país, através de um tratamento mais científico ao plantio da uva e a produção do vinho. Outros produtores o seguiram, aumentando o nível do vinho argentino. É sem dúvida alguma a uva que se vem a mente quando se pensa em vinhos produzidos na Argentina, a que melhor representa seu terroir.

Hoje se produz, com a Malbec na Argentina, um vinho mais suculento e sensível, que é a assinatura dos vinhos argentinos. Os viticultores passaram a reduzir a irrigacão e as safras, o que ajudou a melhorar a qualidade dos vinhos produzidos. Passaram também a manipular as uvas de forma mais cuidadosa, de forma a melhor captar as diversas complexidades presentes nas cascas das uvas.

Os vinhos produzidos com a Malbec têm como características serem concentradas, ricos em potência, mas com frescor e pureza frutal, contendo toques de de cereja, canela e framboesa. Possuem também taninos potentes. Hoje, os melhores Malbec argentinos possuem cor muito escura, são muito concentrados, possuem muito corpo e alto teor alcoólico, aliado a uma maciez que agrada bastante o paladar.

Atualmente o Chile também produz bons vinhos Malbec, bastante concentrados devidos ao clima mais quente da região onde é plantada a uva. Ela é plantada ainda na Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, mas nesses países ela produz vinhos sem muita expressão no mercado internacional.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>