Riesling, a Mais Importante Uva da Alemanha

A Uva

É Riesling é, sem dúvida alguma, a principal uva cultivada na Alemanha, sendo diretamente associada a grandes vinhos produzidas nesse país.

O prestígio dos vinhos alemães foi um pouco afetado nas últimas décadas pela enxurrada de vinhos de baixa qualidade exportada pelos alemães no final do século XX. O Brasil, em especial, conheceu bem esse fenômeno, com as mal afamadas garrafas azuis.

Riesling

A uva Riesling

No entanto, os vinhos alemães produzidos com a Riesling não tem nada a ver com isso e na verdade, estão entre os melhores e mais caros vinhos brancos produzidos no mundo.

A Riesling é considerada, ao lado da Chardonnay, uma das melhores uvas brancas e ambas produzem vinhos bem marcantes.

Da mesma forma que com a Pinot Noir, é uma uva difícil, não se adaptando bem em qualquer clima, mas que produz grandes vinhos em algumas poucas regiões da Europa.

Característica do Vinho da Riesling

O vinho produzido com a Riesling costuma expressar bem o terroir da região em que é produzido e nos melhores vinhos, evolui bem com o tempo e desenvolve um perfume bastante rico, intenso e complexo.

A maioria da literatura sobre a Riesling menciona que o aroma do vinho envelhecido lembra petróleo, que a maioria coloca como uma qualidade, embora isso não seja consenso.

No sabor há uma predominância de frutas brancas e elevada acidez, com um paladar fresco e com notas minerais.

Na aparência, nos vinhos jovens predominam um amarelo brilhante e prateado. Já nos vinhos mais velhos, a cor se aproxima de um dourado intenso .

Quanto a textura, a Riesling pode produzir desde um vinho seco, ácido e com baixo teor alcóolico até o famoso vinho de sobremesa alemão Trockenbeerenauslese ou TBA, que é muito concentrado em açúcar.

 Vinificação

Com relação à vinificação, não se costuma utilizar barris de carvalho e quando se utilizam, são normalmente toneis de carvalho muito antigos, onde o gosto do carvalho não se faz mais sentir no vinho produzido. Mas o mais utilizado mesmo são os tambores de aço inox.

Os vinhos com esta uva podem ser guardados por bastante tempo, principalmente os vinhos doces de colheita tardia, que costumam durar até vinte anos.

A Riesling, quando atacada pela famosa praga denominada botrytis cinerea, faz com que a mesma produza vinhos doces de altíssima qualidade, que por isso são bastantes raros e caros.

Principais Regiões Produtoras

A Riesling é plantada principamente na Alsácia, na França e em quase toda a Alemanha e na Áustria. É uma uva que da-se melhor em climas mais frios e no Novo Mundo é ainda pouco cultivada,.

Tem se conseguido bons resultados com a Riesling em parte da Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.

Atualmente o estado de Washington nos Estados Unidos tem produzido bons vinho com a Riesling.

No entanto, os melhores vinhos com essa uva vem mesmo da região do Reno, na Alemanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>